Segundo Danielle, no entanto, os sistemas integrados de saúde, tanto estaduais quanto federais, ainda não se adaptaram totalmente à novidade. Por isso, ao solicitar a emissão do Cartão SUS na Central de Regulação de Ilhéus, o cidadão receberá um documento contendo tanto o número do CPF quanto o número do Cartão SUS. “O Cartão SUS não foi desativado. O que houve foi uma implementação para facilitar a vida do cidadão. Mas, como muitos sistemas ainda não aceitam apenas o CPF, a impressão está saindo com os dois números”, explicou.
Quem vem morar em Ilhéus sem Cartão SUS deve procurar a Central de Regulação, localizada no primeiro andar do prédio localizado na Rua Prado Valadares, s/n, centro (mesmo prédio da CDL) de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para a emissão, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de moradores de aluguel, é aceita declaração fornecida pelo posto de saúde do bairro, confirmando a residência.
Danielle reforça que pacientes de outros municípios precisam realizar a transferência de endereço para que possam acessar consultas e exames eletivos em Ilhéus. “Cada município recebe recursos de acordo com o número de usuários cadastrados. Por isso, quem vem morar aqui precisa atualizar seu cadastro para conseguir atendimento regular”, explicou.
Urgência e emergência
Já em situações de urgência ou emergência, o atendimento é garantido em qualquer lugar do país, independentemente do município onde o Cartão SUS foi emitido. “Se a pessoa estiver em viagem, por exemplo, e sofrer um acidente, será atendida normalmente utilizando o documento”, destacou Danielle.
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