Notícias em Destaque

Exclusivo: Laudo comprova que respiradores da SESAB não servem para serem utilizados nas UTI em pacientes com COVID-19

A história dos respiradores: Fabio Vilas Boas, o TODO PODEROSO


Em entrevista concedida no dia 11 de junho a uma rádio local, um blog da cidade de Itabuna, reproduziu a fala do então Secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, onde o mesmo comentou que os respiradores doados pela SESAB – Secretaria de Saúde da Bahia, pasta comandada pelo médico cardiologista, Fábio Vilas Boas, não servem para serem utilizados em leitos de UTI para o tratamento da COVID 19. No mesmo dia o Secretário Estadual, no mesmo blog, contestou o ex Secretário, Uildson Nascimento, o desqualificando técnica e politicamente.  

No dia 12 de junho, o mesmo blog, publicou a seguinte matéria: ITABUNA: PRESIDENTE DO HOSPITAL DE BASE CONFIRMA QUE RESPIRADORES SERVEM PARA UTIS”. Num trecho da publicação da matéria afirma que os respiradores não serão devolvidos. O blog Ilhéus Informe, teve acesso com exclusividade ao laudo técnico que comprova a afirmação do ex Secretário, Uildson. 

Uma fonte afirmou que em reunião por videoconferência nesta segunda-feira dia 15.06, diante dos Promotores de Justiça, o Presidente do Hospital de BASE, o Sr. Roberto Gama, confirmou que os respiradores de fato não servem para serem utilizados em leitos de UTI de COVID 19, portanto, mais uma prova de que o ex Secretário falou a verdade. Disse também que não há desassistência aos pacientes acometidos por corona vírus, porquanto que os respiradores doados pela SESAB foram substituídos por outros do hospital. Os Promotores de Justiça, então requisitaram ao Hospital de BASE que apresente um laudo comprovando que os respiradores doados pela SESAB, servem para utilização em outros leitos senão COVID 19. 

Desta forma, o Presidente do Hospital de BASE, o Sr. Roberto Gama tem o dever moral e como homem público, esclarecer a sociedade Itabunense, o porque da atitude de que num órgão de imprensa declarar uma coisa e perante ao Ministério Público declarar outra. A intenção do Presidente do Hospital de BASE é acobertar as falhas e erros cometidos pelo Secretário, Vilas Boas? 

O Secretário de Saúde do Estado, também deve vir a público esclarecer suas declarações, já que na matéria onde desqualifica o ex Secretário, Uildson, afirma que: “Quanto aos respiradores, outras 60 unidades estão em operação em unidades do estado funcionando perfeitamente. As especificações desse aparelho atendem ao que precisamos para a maioria dos pacientes alvo na atual situação de pandemia”. 

O Laudo assinado pelo Engenheiro Clínico Pedro Eugênio (veja abaixo) aponta cerca de oito irregularidade nos aparelhos respiradores: seleção de oxigênio não confiável, falta de sensibilidade, válvulas internas descalibradas, dentre outras inconsistências. "Um equipamento deste porte de extrema importância para o suporte a vida não pode ter as deficiências acima relatadas, pois qualquer uma delas pode comprometer a vida do paciente" relatou no Laudo Pedro Eugênio. A recomendação do laudo é que os equipamentos "não sejam colocado beira-leito para uso do paciente".  

Diante dessas constatações nos perguntamos: então esses respiradores que estão sendo utilizados em “outras 60 unidades” como afirmado pelo Secretário de Estado Vilas Boas estão matando pessoas, já que são inadequados para leitos de UTIs COVID 19, conforme atesta o laudo emitido por profissional técnico. Quantos óbitos já fazem parte das estatísticas do Estado em função de um equipamento inadequado e tão importante para salvar vidas? 

Procurado pelo blog e sem dá maiores detalhes, o ex Secretário Uildson Nascimento se limitou a afirmar que não soube da reunião e muito menos do teor da mesma, que sempre trabalhou com a verdade, espera no mínimo que o Secretário de Estado, se retrate, que o blog publique a verdade, que o futuro dirá quem é despreparado tecnicamente e, no momento certo se pronunciará. Disse também que reconhece não ter habilidade com a política e que tem muito respeito pelo prefeito Fernando Gomes, no qual passa a admirá-lo, por ser uma pessoa franca e verdadeira. 

O ex Secretário de Saúde de Itabuna é a segunda vítima do todo poderoso, Vilas Boas. A primeira vítima, que se tem conhecimento, foi a ex Secretária de Saúde de Ilhéus, Elisângela Oliveira, que acabou entrando em rota de colisão com o mesmo, sendo substituída pelo atual secretário, Geraldo Magela.

Fica a indagação do blog, até quando a politicagem vai imperar diante de situações como estas? Com a palavra o Ministério Público, Conselho de Saúde, OAB e Câmara de Vereadores, pois o assunto é GRAVÍSSIMO.

Veja o laudo abaixo assinado pelo Engenheiro Clínico Pedro Eugênio, após inspeção nos Aparelhos realizada no último dia  de Junho. 



12 comentários:

  1. Isto é um crime contra o Estado e a saúde pública. Este Vilas Boas, irresponsável tem que responder a processo criminal e suspenso as suas atividades. O CRM, deve dar suspensão em sua Carteira.metece prisão.

    ResponderExcluir
  2. É o terceiro secretário municipal de saúde que se afastou, incluíndo o de Vitória da Conquista.
    No início da pandemia ele questionou o
    não repasse das Verbas Federais destinadas para Vitória da Conquista, e poucos dias após foi afastado do cargo.

    ResponderExcluir
  3. Fora do Brasil o povo luta contra o Coronavirus, aqui lutamos contra o vírus e a politicagem assassina e desvastadora.

    ResponderExcluir
  4. Ou aceita o esquema dos roubos e cai fora...

    ResponderExcluir
  5. O que precisa ser feito é o seguinte:pega um respirador desses e manda para um engenheiro do Inmetro e um pulmonologista de um hospital de alto padrão conferir e dar o veredito,(hospital Sírio libanês ou Albert haisten (SP)por exemplo, fora da Bahia que não sofra interferência do governador e nem do secretário Vilas boas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não precisa nem de laudo, nem de engenheiro clínico para saber que este ventilador é inadequado para UTI.

    Basta ir no site do fabricante o qual o especifica como ventilador de transporte: http://www.aeonmed.com/en/product4_d.html?id=371

    Outro site (em português):
    https://exxomed.com.br/produto/shangrila-510s/

    "O Ventilador Shangrila510S deve ser usado nas enfermarias comuns, fora do hospital e no transporte entre hospitais"

    ResponderExcluir
  8. Coloca o ventilador na mãe deles, só assim eles vão respeitar as vidas que estão em jogo,o câncer da corrupção ainda impera nesse Brasil

    ResponderExcluir
  9. Irrelevante. Nao importa se é fusca ou ferrari se o piloto não tem habilitação. Ninguem está olhando se o médico é recém formado ou especialista. Esse monte de uti abrindo deve estar cheia de recém formado. O esatdo ainda vai revalidar diplomas de não especialistas.

    ResponderExcluir
  10. O caso é sério e merece investigação ñ podemos ficar a dizer amém para esse Vilas Boas só porque é do governo Rui.acorda povo!

    ResponderExcluir
  11. E galera eu não voto no pt faz tempo

    ResponderExcluir
  12. A coisa é séria gente
    Tá descaso muito grande
    Cadê o ministério público?

    ResponderExcluir