Notícias em Destaque

COVID-19 em Ilhéus/Itabuna: Sistema Hospitalar começa a entrar em colapso.


Diante dos números cada vez mais crescentes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o sistema hospitalar nas duas maiores cidades da região sul da Bahia (Itabuna e Ilhéus), já vem dando sinais de colapso. Prova disso, são os dados informados através dos boletins epidemiológicos diários das duas cidades dos leitos de UTIs disponíveis que, nos últimos dias, chegam próximo a 100% de ocupação. 

São mais frequentes os óbitos, em face da insuficiência da oferta de leitos de UTIs, como o ocorrido na manhã de sábado (18), quando o ex prefeito da cidade de Uruçuca, Evandro Magalhães, faleceu por falta de um leito. Além disso, a Central de Regulação do Estado, foi transferida para a cidade de Salvador, o que tem dificultado o processo regulatório tornando-o ainda mais complexo e burocrático, visto que é justamente esse setor que faz a procura e indica qual a unidade hospitalar deve ser encaminhado o paciente.


Em entrevista no Programa Balanço Geral da TV Record de Itabuna no dia 08 de junho, o ex Secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, já tinha feito esse alerta (veja no vídeo abaixo). Na ocasião, o ex-secretário cobrou ao Estado mais efetividade nas ações para Itabuna, pois até aquela data não tinha ocorrido, e que lamentavelmente lhe custou o cargo de Secretário. "Estudos feitos por mim e minha equipe técnica aponta que daqui a 91 dias, o sistema de saúde vai entrar em colapso", previa Uildson Nascimento.

É lamentável que a região esteja nessa situação, nenhuma voz sequer se levanta para cobrar do governador Rui Costa, posicionamento a respeito das necessidades dos cidadãos dessa região. Os ditos representantes do povo - senadores, deputados federais e estaduais -  literalmente sumiram. Os vereadores, esses nem se fala. 

Quantas mortes evitáveis ainda entrarão nas estatísticas? Com a palavra as autoridades. 

Nenhum comentário