Notícias em Destaque

Itabuna: Aparelho de radioterapia quebra em hospital e atrasa tratamentos de câncer

por Lula Bonfim


Dispositivo utilizado para radioterapia, o acelerador linear do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), começou a apresentar problemas há cerca de uma semana, prejudicando tratamentos contra o câncer de pessoas de toda a região sul do estado. A unidade hospitalar é uma das poucas no sul baiano que realizam atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dona Maria, de 79 anos, é moradora do município de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, e é uma das pessoas atendidas no Manoel Novaes. Com câncer no útero, ela realiza quimioterapia e radioterapia no hospital. Entretanto, nos últimos dias, a idosa não tem conseguido completar o tratamento.

“O hospital tem equipamento de radioterapia, mas a máquina está quebrada. Tem sempre a promessa de que vai chegar um equipamento de São Paulo, mas nunca chega. Depois que começa a funcionar, a máquina pára e interrompe o tratamento no meio”, relata a filha de Dona Maria, Ivanilza Amaral.

Ivanilza e Dona Maria percorrem cerca de 412 km entre Medeiros Neto e Itabuna para a realização do tratamento e reclamam da dificuldade financeira de se manter em outro município. Elas estão hospedadas em uma espécie de abrigo custeado pela prefeitura de sua cidade. Entretanto, a alimentação é por conta própria.

O Manoel Novaes recebe diversos pacientes de outras localidades, do sul e do extremo-sul do estado, para tratamento oncológico. Muitos prejudicados pelos problemas do equipamento de radioterapia.

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna confirmou que o acelerador linear do Hospital Manoel Novaes encontra-se com problemas. Segundo a assessoria, desde a última sexta-feira (17). A assistência técnica, de São Paulo, foi acionada e identificou a necessidade de reposição de uma peça. Entretanto, a peça solicitada, que já deveria ter sido entregue, ainda não chegou.

A assessoria da SCMI informou que o atraso deve-se a problemas que as transportadoras estão enfrentando durante a pandemia do novo coronavírus. A promessa, no entanto, é que a peça chegará até a próxima quarta-feira (29).

Nenhum comentário