Dicas de Redação da Prof.ª Dulce Gomes desta semana, aborda a Coerência Textual
Primeiro, vamos entender o que significa Coerência Textual.
Coerência Textual é a possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja é a compatibilidade entre ideias e conceitos que permite ao leitor acompanhar a continuidade de um raciocínio em desenvolvimento.
Quando encontramos enunciados contraditórios, que geram dificuldades a nossa compreensão, dizemos que houve incoerência como ocorre no exemplo abaixo:
Ex.: “ No Brasil, não há preconceito; há apenas discriminação de cor e classe social.”
Veja no exemplo acima a incoerência de sentido entre as palavras preconceito e discriminação.
Um texto coerente é resultado dos argumentos que você utiliza para dar sentido lógico do seu ponto de vista, que é o seu recorte do tema. Para se entender melhor, este tópico, basta você fazer um teste. Tente contar um filme, um livro ou um capítulo da novela para seus amigos com a preocupação de quem está ouvindo. Preste atenção em “amarrar os fatos”, com sequência lógica entre os enunciados. Se a maioria entendeu, sem interrupções, você atingiu a coerência. Agora, tente escrever! Obviamente irá mudar, pois sabemos que há diferença quando falamos (linguagem informal) e quando escrevemos, (linguagem formal).
Ao escrever você terá que introduzir, um conjunto de fatores que contribuem com a lógica ao desenvolver seu raciocínio. São eles:
- Elementos Linguísticos;
- Conhecimento de mundo;
- Conhecimento Partilhado;
- Inferências.
Para mais dicas que vão te fazer mandar bem no ENEM, siga @profdulcegomes no Instagram.
Nenhum comentário