Notícias em Destaque

Surto de Covid-19 em cruzeiro impede passageiros de desembarcarem em Salvador


Um surto de Covid-19 dentro do navio Costa Diadema, que está no Porto de Salvador, impediu passageiros de desembarcarem na capital baiana nesta quinta-feira. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas últimas 24h, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Ômicron no Brasil:  Nova variante atingiu auge de 70% dos casos no dia 25 de dezembro, mostra levantamento inédito

Por causa dos diagnósticos positivos, a Anvisa não autorizou a operação da embarcação, com isso, está proibido o embarque e desembarque de passageiros, até que seja finalizada a investigação do surto de Covid-19, que está em andamento.

A embarcação saiu do porto de Santos, na última segunda-feira, e teria como próxima parada o porto Ilhéus, onde o cruzeiro faria a noite de Réveillon.

Há 3.836 pessoas embarcadas, sendo 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. Os casos da Covid-19 foram detectados após protocolo de testagem estabelecido pela Anvisa. A embarcação segue no porto de Salvador sob supervisão sanitária da Anvisa.

O navio aportou em Salvador às 8h desta quinta. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que acompanha a situação de casos da Covid-19 no navio atracado no porto de Salvador. Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, bloquearam o desembarque dos passageiros e têm adotado medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários.

Um outro surto de Covid-19 foi identificado no navio MSC Splendida, que passaria o Reveillon no Rio, mas que retornou às pressas para o porto de Santos após 78 casos de coronavírus serem registrados em tripulantes e passageiros.

O cruzeiro saiu de Santos no último domingo para uma viagem de 7 dias passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela, retornando a Santos. No entanto, na terça-feira, passageiros foram impedidos de descer da embarcação pela Anvisa, por causa de casos de Covid-19 confirmados a bordo.

Os passageiros e tripulantes, e outras 32 pessoas que tiveram contato com os casos confirmados, foram desembarcadas em Santos. "O monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino", informou a Anvisa por meio de nota.

* Com informações do G1

Nenhum comentário