Secretário de Saúde Médico André Cezário , concede entrevista a Rádio Ilhéus FM
Sobre a vacinação contra a Covid 19, o Secretário diz que Ilhéus já tem 94% da população imunizada com a primeira dose, 85% com as duas doses, e 41% com a terceira dose. André reforça o pedido para que as pessoas fiquem atentas e não deixem de tomar a dose de reforço, "a gente precisa dessa terceira dose para reativar o sistema imunológico".
Ele diz que atualmente se atendem de 30 a 40 pessoas com Covid-19 por dia, e que nos leitos de UTI da cidade não há nenhum morador de Ilhéus, o que indica uma grande queda nos indíces da doença. Para ele, a efetividade da vacina reflete nestes números.
Dr. Cezário fala ainda sobre a estratégia de vacinação adotada pela cidade, e afirma que as vacinas são fornecidas em momentos diferentes para não gerar aglomerações, "você vai levar seu bebê para vacinar multivacinação, tomar uma BCG, ou outra de rotina e você não pode estar lá com outras 50 ou 100 pessoas, então a estratégia foi pensada levando em conta isso".
Sobre a vacinação da Covid-19 em específico, ele diz que a aplicação para os públicos infantis e adulto deve acontecer em momentos distintos por conta das doses, que são diferentes de acordo com o público.
Em relação ao cenário médico e as demandas, o Secretário diz que nas Estratégias de Saúde da Família existem médicos generalistas que devem atender a todas as necessidades, "está sendo um trabalho árduo, mas eu acho que no final vamos ter um grau de sucesso importante, que é redefinir o formato da saúde em Ilhéus", afirma Dr. Cezário. Ele afirma ainda que foi feito um levantamento de médicos e enfermeiros para ver se eles tem perfil para essas Estratégias de Saúde da Família.
O Médico afirma que foi feito um planejamento de reparo, tanto para as unidades de saúde urbanas, quanto rurais. Na Zona Oeste já foi realizado, e no momento estão sendo reparadas as unidades da Zona Sul, diz ainda que embora o grande desejo da Prefeitura fosse de reformar todos os postos em 3 meses, não há condições para isso, "existe um cronograma, não conseguimos fazer tudo de uma vez, tanto por questões financeiras, tanto quanto de pessoal".
O Secretário de Sáude fala sobre o "Projeto Saúde na Comunidade". O objetivo é levar equipes itinerantes para distritos e altos da cidade, para atender as populações nas proximidades de suas casas "esse programa veio para atender uma demanda da população, e estamos vendo uma aceitação muito boa por parte dos moradores".
Dr. André Cezário finaliza pedindo para que a população seja sempre fiscal da saúde no município e afirma que a maior responsabilidade e desejo da Prefeitura é que tudo seja feito para o bem da comunidade.
Nenhum comentário