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Enem 2022: A Redação completa da Profa Dulce Gomes

 Tema da Redação: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"


- INTRODUÇÃO

No livro "Ideias para adiar o fim do mundo", o autor Ailton Krenak ressalta a falta de reconhecimento da biodiversidade e a recusa da legitimação do humano como superior aos demais seres. Semelhante à obra do ambientalista, também evidencia-se a ausência em reconhecer os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no cenário contemporâneo brasileiro. Logo, entre os fatores que aprofundam esse quadro estão; a negligência governamental e a lacuna educacional.

- DESENVOLVIMENTO I

Acerca dessa lógica, a negligência governamental é um dos fatores que consolida os impasses do reconhecimento dessas minorias. Nessa perspectiva, o sociólogo Zygmunt Bauman na teoria das "Instituições Zumbis" explica que o governo mantém instituições que não cumprem o dever. Sob tal ótica, observa-se que uma parcela dos representantes governamentais, ao sustentar o ideal capitalista e de consumo, negligencia grupos que não possuem uma organização social padronizada, a exemplo das comunidades ribeirinhas ou povos tradicionais - ilustrados por indígenas. Assim, essa situação evidencia a desvalorização das comunidades tradicionais, ratificando a segregação social. 

- DESENVOLVIMENTO II

Ademais, a lacuna educacional também é outro fator que potencializa essa problemática. Essa situação surge de um sistema de ensino totalmente tradicionalista que reproduz uma visão elitista e descarta o aprendizado de temas transversais nos currículos escolares como o resgate à manutenção dos povos tradicionais como os pescadores e quilombolas. Nesse sentido, a falta de instrução acerca da valorização desses grupos inibe ao aluno, a capacidade de combater os estereótipos enraizados a estas minorias. Tal reflexão, é ratificada pelo educador Paulo Freire, no conceito "educação bancária", em que ressalta que a escola tradicional tem como principal objetivo passar conteúdo, o que não quer dizer que transfere conhecimento. Desse modo, a análise crítica dos educandos se distancia de almejar uma sociedade mais democrática e respeitosa com os grupos minoritários.

- CONCLUSÃO

Portanto, é evidente a desvalorização das comunidades e povos tradicionais na sociedade brasileira. Para tanto, cabe ao Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses do povo, pressionar o Estado para oferecer mais verbas à Comissão Nacional do Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades por meio da criação de  novas políticas públicas a fim de conquistar a preservação de outras formas de organização social. Além disso, o Ministério da Educação deverá instituir uma disciplina específica sobre a cultura dos povos originários brasileiros por intermédio da alteração da Base Nacional Comum Curricular com o objetivo de resgatar o espaço social. Só assim, o ideal tão almejado de reconhecimento do autor Krenak será conquistado.

A Profa Dulce Gomes está com o Curso de Redação para o Concurso da Polícia Militar toda terça-feira das 19:00h às 20:30 na Galeria Itart - 1° Andar - No Tocaworking no Centro de Ilhéus. Para maiores informações: Zap 73 99918 7135

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