Notícias em Destaque

Gestores de Economia Solidária da Bahia discutem caminhos da política pública

Em busca de aprimoramentos para a política pública de Economia Solidária na Bahia, os coordenadores e coordenadoras dos Centros Públicos de Economia Solidária (CESOLs) estão participando, de 21 a 23 de setembro, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, de um encontro de coordenação-geral dos CESOLs.

O objetivo principal desta iniciativa é realizar uma avaliação das atividades já desenvolvidas e identificar direções para a execução dos serviços de assistência técnica em economia solidária, conforme destacado por Efson Lima, coordenador na Coordenação de Assistência Técnica e Inclusão Socioprodutiva (CATIS).

Durante a programação, as equipes de coordenação compartilham experiências e ações realizadas em seus respectivos territórios. Além disso, estão debatendo as perspectivas para o que chamam de "Cesol dos Sonhos", como mencionado pelo gestor.

Para Wenceslau Júnior, superintendente de Economia Solidária da Bahia, esse encontro é o desdobramento de uma série de discussões que ocorreram ao longo do ano, incluindo o Encontro Estadual, o Encontro Técnico e o Encontro Nacional da Rede de Gestores. Ele enfatiza a importância de alinhar estratégias com os coordenadores para planejar as ações do final deste ano e para os próximos três anos de gestão.

Além das equipes de coordenação dos CESOLs, também estão presentes representantes da CATIS e da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo.

A coordenadora do Cesol Sertão do São Francisco, Aline Craveiro, ressalta que o encontro de coordenadores é um evento aguardado com grande expectativa por todos que lideram os Centros Públicos. Ela enfatiza que a oportunidade de compartilhar e discutir ações e metodologias aplicadas em diferentes territórios oferece novas perspectivas e abordagens de gestão, com potencial de aplicação em outros territórios.

A Bahia abriga 15 Centros Públicos de Economia Solidária distribuídos pelos territórios de identidade do Estado. As equipes de coordenação estão explorando os impactos positivos desses Centros Públicos nos empreendimentos, na política pública de economia solidária, nos movimentos sociais ligados à economia solidária e nos territórios onde os CESOLs estão inseridos.






Nenhum comentário