Veja as orientações para o 2º dia de provas do Enem 2024
É fundamental que os candidatos se atentem à documentação necessária. Embora o Cartão de Confirmação de Inscrição não seja obrigatório, o Inep recomenda que o participante o leve, pois ele contém informações sobre o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante. Para a identificação no local de prova, será aceito qualquer documento oficial com foto, como a Carteira de Identidade (RG), a CNH, o e-Título, ou até mesmo a versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no aplicativo Gov.br. Além disso, também serão aceitos documentos para estrangeiros conforme os termos do Acordo sobre Documentos de Viagem do Mercosul. Caso o participante tenha perdido algum documento físico, boletins de ocorrência não serão aceitos como substitutos.
Os participantes deverão levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para responder às questões. Aqueles que têm atendimento especializado devido ao transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta com tinta colorida nas marcações do Caderno de Questões, mas o Cartão-Resposta deve ser preenchido exclusivamente com tinta preta. No que diz respeito aos objetos permitidos, o uso de equipamentos eletrônicos, como celulares, relógios e fones de ouvido, é proibido. Todos os itens eletrônicos devem ser guardados em um envelope porta-objetos antes de entrar na sala de prova, ficando sob a responsabilidade do participante durante o exame. Outros itens como óculos escuros, bonés, chapéus, gorros e materiais de papelaria também precisam ser guardados no envelope. O único material de alimentação permitido é o lanche, que deverá ser vistoriado pelo chefe de sala. Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação.
Além disso, caso o participante precise comprovar sua presença no exame, deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento impresso deve ser entregue ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornecerá comprovante de presença após o exame. O Enem continua sendo uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas, além de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também há convênios com universidades de Portugal, permitindo que os resultados do Enem sejam utilizados para o ingresso em instituições portuguesas. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados até o dia 20 de novembro no portal do Inep.
Nenhum comentário