Hospital Regional Costa do Cacau realiza primeira captação de múltiplos órgãos de 2025
Para Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRCC, o início do ano já demonstra a efetividade da equipe na sensibilização e acolhimento das famílias. “Iniciamos 2025 com o ‘sim’ de cinco famílias para doação de córneas e encerramos o mês com uma doação de múltiplos órgãos. Isso reflete o compromisso da equipe no cuidado com o potencial doador e no acolhimento humanizado aos familiares, ajudando-os no enfrentamento do luto e contribuindo para transformar realidades”, destacou.
A profissional reforça a importância do trabalho contínuo e coordenado para ampliar o número de doações. “Nossas equipes estão bem alinhadas para alcançar nossos objetivos. Cada captação realizada reduz a fila de espera por um transplante e tem o poder de mudar vidas, não apenas dos receptores, mas também de seus familiares”, afirmou.
Homenagem e reconhecimento
Pela primeira vez, o HRCC adotou a prática do corredor humano, conhecido também como corredor de aplausos, para homenagear o doador de órgãos. “Ver nossos profissionais formando um corredor e aplaudindo o doador, em uma menção honrosa, simboliza o respeito e a gratidão por esse ato de amor ao próximo. Esse gesto eterniza a essência humana e mantém acesa a chama da vida”, concluiu Naama Ramos e Silva.
A Fundação Fabamed, responsável pela gestão do HRCC, reforça o compromisso com a qualidade da assistência, o fortalecimento da cultura da doação de órgãos e o atendimento humanizado para pacientes e familiares.
Nenhum comentário