Ilhéus realiza 1ª Plenária Popular Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
A plenária teve como objetivo principal a construção coletiva de propostas que serão encaminhadas para as conferências macrorregional, estadual e nacional de saúde. A iniciativa representou um espaço democrático de escuta e diálogo, com foco na criação de políticas públicas voltadas para garantir condições dignas de trabalho e acesso à saúde para os trabalhadores.
Ana Carina Monteiro, do Conselho Estadual de Saúde, destacou que esta plenária é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Ela explicou que a proposta da plenária é ampliar a participação popular, envolvendo movimentos sociais, sindicatos e outras entidades ligadas ao mundo do trabalho. “É um momento de mobilização e construção de diretrizes que poderão se transformar em políticas públicas efetivas”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaques Rodrigues, reforçou a importância do debate sobre a saúde física e mental dos trabalhadores, especialmente após os impactos da pandemia. “Precisamos pensar em formas de cuidar de quem cuida. Queremos elaborar propostas concretas para integrar ao Plano Municipal de Saúde, que será construído em conferência prevista para novembro”, disse.
Representando a sociedade civil, Noêmia Neves, presidente da Associação de Anemia Falciforme de Ilhéus, chamou atenção para as pressões enfrentadas pelos servidores públicos, especialmente os da saúde. “Muitos estão sequelados psicologicamente e psiquiatricamente. Precisamos valorizar esses profissionais que promovem a saúde e também garantir que eles estejam saudáveis”, pontuou.
A agente de endemias Gilcélia de Oliveira ressaltou a importância do evento como espaço de fala e participação. “É fundamental refletirmos sobre como cuidar de quem cuida. Só com diálogo e envolvimento vamos avançar nas ações concretas para melhorar a realidade dos trabalhadores da saúde”, disse.
A secretária municipal de saúde, Sonilda Mello, também enfatizou o papel da plenária na construção de propostas para fortalecer o SUS e garantir melhores condições aos profissionais. “Estamos aqui para pensar e propor uma saúde digna, equânime e integral, voltada para os trabalhadores. Esse momento é essencial para alimentar o nosso Plano Municipal e também as etapas seguintes da conferência”, afirmou.
Presente no evento, o prefeito de Ilhéus valorizou o espaço de construção coletiva e diálogo. “Precisamos discutir juntos os melhores caminhos para melhorar a saúde pública. Mesmo diante das dificuldades, é com participação e diálogo que vamos avançar”, declarou.
Ao final do dia, os participantes elaboraram propostas que serão sistematizadas e levadas às próximas etapas do processo conferencial, reafirmando o compromisso com a defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de Ilhéus.
Nenhum comentário