Festa de Nossa Senhora das Vitórias celebra 460 anos de Fé e Devoção em Ilhéus
Por Anna Karenina
O ponto alto da novena à Nossa Senhora das Vitórias acontece na quinta-feira (14), às 11h30 com a Adoração e Missa da Misericórdia no Santuário. Às 19h, com o tema “enviados como peregrinos da Graça e da Gratidão” haverá a Coroação da Imagem e entrega das rosas dos devotos, com a peregrinação dos servidores da Prefeitura Municipal de Ilhéus e da Câmara de Vereadores, sob a condução do bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, e organização da Pastoral do Dízimo.
No dia da Festa à Nossa Senhora das Vitórias, 15 de agosto, a programação se inicia às 7h, com a missa das intenções; às 10h acontecerá a Missa Solene presidida pelo Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Jailton de Oliveira Lino; às 15h, solene oração do Terço; e, às 16h, a Procissão Mariana.
O roteiro da procissão seguirá do Santuário Nossa Senhora das Vitórias, passando pela Rua Teresópolis até o largo do Viaduto, retornando para a Rua Madre Thaís (Instituto Nossa Senhora da Piedade), Rua Dom Manoel Antônio de Paiva (Ladeira do Café), Rua Bento Berilo, subindo a ladeira das vitórias (Hospital São José) e finalização na Igreja Santuário.
“Venham peregrinos de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Vitórias para elevar aos céus um canto de súplica, louvor e gratidão”, diz o encarte da programação, com convite a todos que desejam se unir aos 460 anos de Fé e Devoção à Padroeira de Ilhéus.
História – No dia 8 de dezembro de 1923, a Igreja, considerada parte do patrimônio cultural de Ilhéus, recebeu do então bispo Dom Antônio Manoel de Paiva o título de Santuário, motivado pelo carinho e devoção dos ilheenses à Virgem das Vitórias. Em 2024, com a restauração da Igreja e os 100 anos do decreto que a elevou ao status de Santuário, o bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, ratificou o ato, passando a constituir o patrimônio com o título oficial de Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Vitórias.
Todos estão convidados a participar da programação em uma celebração que une fé, devoção, gratidão e esperança.
Organização Eclesial: Bispo de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa; Pároco da Paróquia São Jorge e Reitor do Santuário, Pe. Edson Hagge; Vigários Paroquiais Pe. Ivan Moraes e Pe. Márcio Luciano; Conselhos Comunitário do Santuário e da Pastoral Paroquial.
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Vitórias conta com Adoração Eucarística às quintas-feiras às 19h; Santas Missas aos sábados às 17h, e aos domingos, às 11h. Acesse o Instagram para mais informações @paroquiasaojorgeilheus.
Nenhum comentário