Câmara de Ilhéus volta a debater estratégias para retomada das obras do Porto Sul
Representando a CMI, estiveram presentes os vereadores Gurita (PSD), Rúbia Carvalho (AGIR) e Odailson Pequeno (PODE). A reunião também contou com uma palestra de Éder Mendonça, especialista no projeto Porto Sul, que apresentou a situação atual das obras e da mobilização pela retomada, além dos ganhos que a região poderá obter com a operação do equipamento portuário.
O especialista conclamou à união dos municípios que serão beneficiados pelo porto, como forma de impedir a continuidade da paralisação. “Nós temos que dar as mãos mais do que nunca para que isso [a retomada das obras] aconteça. Que a gente tenha a condição de gerar riqueza e renda para nossa comunidade!”, afirmou Éder Mendonça.
Segundo Gurita, que preside a Frente, as discussões giraram em torno da necessidade de pressionar, especialmente, os governos estadual e federal, não apenas quanto à retomada das obras do Porto Sul, mas também em relação à falta de investimentos na FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) 1, que liga o interior do Brasil a Ilhéus.
“Queremos que eles nos esclareçam por que terminar a FIOL 3, por que agora estão finalizando a FIOL 2, e não há mais investimentos na FIOL 1 e no Porto Sul. Queremos saber se o projeto da FIOL 1 e do Porto Sul será realmente concretizado. Esse é o nosso grande objetivo”, explicou o vereador Gurita.
Encaminhamentos – O grupo aprovou diversas ações a serem adotadas, como a ampliação das articulações com lideranças políticas municipais, estaduais e federais, além da construção de um projeto para levar o debate às câmaras dos demais municípios que serão beneficiados pelo Porto Sul e pela FIOL, de modo a fortalecer a mobilização pela conclusão das obras.
Nenhum comentário