Com gasto milionário, Ilhéus deve ter nova empresa de lixo
Por Rodrigo Tardio-ATarde
De acordo com a publicação do Diário Oficial desta segunda-feira, 29, a disputa vai ser conduzida de forma eletrônica, com julgamento pelo critério de menor preço global, com abertura das propostas prevista para o próximo dia 15 de outubro.
Mesmo com as queixas de lixo acumulado em alguns bairros e pontos turísticos da cidade, desde o ano de 2021, a responsável pelo serviço no município é a 'FG Soluções Ambientais', gestão do ex-prefeito Mário Alexandre, conhecido como Marão (PSD).
Em dezembro de 2024, o contrato que é válido por 12 meses, no valor de R$ 1.235.378,68 por mês, recebeu pela terceira vez um aditivo. O valor anual é de R$ 14.824.506,33.
Calendários
Ainda neste mês de setembro, a população local contestou um processo licitatório da Prefeitura, na gestão Valderico Júnior, para a compra de 10 mil bonés, 70 mil calendários, 22 mil chaveiros, 10 mil garrafas tipo squeeze, 25 mil canetas e 5 mil sacolas. O valor total do contrato é de R$ 14 milhões, com prazo de validade de 1 ano.
O processo foi dividido em dois lotes, o primeiro com materiais gráficos com itens como agendas de capa dura, calendários, chaveiros e canecas. Já o segundo incluí materiais de comunicação visual e produtos como adesivos para automóveis e outdoors em lona, adesivo e papel.
Tanto o valor do contrato, quanto a quantidade dos materiais, chamaram a atenção da população local.
Gastos em pouco tempo
Outra insatisfação da população, logo no início do ano, foi o fato do gasto da gestão de Valderico, a qual atingiu os R$ 20 milhões e 300 mil reais em apenas 54 dias.
Entre os gastos contestados, contratos milionários como o de R$ 15.583.290,00 com a empresa 'R Silva Santiago LTDA', que tem o objetivo do fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar.
Outra contrato questionado, foi o firmado por intermédio de inexigibilidade de licitação com a 'Gradus Assessoria e Consultoria Contábil', empresa de Salvador, no de R$ 996.000,00, para assessoria em contabilidade, planejamento e orçamento para a Prefeitura.
Além destes contratos, foram feitos gastos no valor de R$ 1 milhão, quinhentos e noventa mil em combustíveis, e de R$ 1 milhão, duzentos e sessenta mil para serviços advocatícios.
O A Tarde procurou a Prefeitura de Ilhéus, a qual confirmou que as inscrições das propostas vão ser abertas no próximo dia 15 de outubro.
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