Atletas de canoagem de Itacaré e Ubaitaba conquistam medalhas em Campeonato Brasileiro
Ao todo, 15 atletas baianos marcaram presença na competição, sendo 13 de Itacaré, que viajaram com apoio da Prefeitura do município, e dois de Ubaitaba, que garantiram participação com apoio do transporte assegurado pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os garotos de Itacaré, que conquistaram 22 medalhas, integram o projeto Remando no Rio de Contas, mantido pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb. Funciona no município, desde julho de 2018, o primeiro Centro de Canoagem construído pelo Estado.
Cidade do campeão Isaquías Queiroz, que conquistou três medalhas (duas prata e uma bronze) nos Jogos Olímpicos de 2016, Ubaitaba também abriga um moderno Centro de Canoagem, inaugurado pelo Governo da Bahia no fim de agosto. No local, o projeto Remando no Rio de Contas atende cerca de 100 alunos de 7 a 17 anos, com aulas de iniciação esportiva.
Canoístas olímpicos
Dois canoístas olímpicos estiveram presentes no campeonato em Corumbá: o brasileiro Roberto Maehler e o cubano, agora naturalizado brasileiro, Jorge García, que estiveram nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro.
A prova teve a participação ainda de inúmeros campeões dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e também internacionais da canoagem em diversas modalidades (descida, velocidade, slalom e oceânica).
Os percursos estabelecidos foram de cinco, 10 e 20 quilômetros, disputados nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, máster (A, B, C e D) e open, e na canoagem adaptada/paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open. Os tipos de embarcação foram caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1 – individual/C2 – dupla). Já na paracanoagem, caiaques foram remados nas classes K1 (individual), V1 e turismo.
Nenhum comentário