Prefeitura avalia implantação de projeto piloto para fortalecer Atenção Primária à Saúde em Ilhéus
Atualmente, Ilhéus possui cerca de 50% de cobertura da Atenção Básica, ampliada por meio da reforma e construção de 12 unidades básicas e contratação de profissionais. A ESF é responsável por diminuir a pressão sobre os hospitais e colocar o cuidado integral à saúde do usuário como base da gestão pública.
O projeto piloto visa capacitar de forma permanente as equipes multidisciplinares, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de realizar a padronização do atendimento e descentralização do serviço, com a proposta de farmácia e central de regulação próprias.
O modelo de saúde preventiva será implantado inicialmente nas ESF Vilela I, II, III e IV. A ideia é reestruturar o serviço com vistas à prevenção de doenças, reabilitação, redução de danos e promoção e manutenção dos cuidados da população.
De acordo com a Sesau, 80% dos problemas podem ser resolvidos diretamente na Atenção Primária. O percentual restante é encaminhado para outros níveis de atenção, no qual o paciente passa a contar com consultas especializadas e maior suporte, conforme diagnóstico apresentado.
Nenhum comentário