Câmara de Ilhéus solicita estudos para criação de escola inclusiva, banco de leite e passarelas na praia
O Requerimento nº 646/2025, de autoria do vereador Gurita (PSD), é o que solicita à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) a realização de estudos para a construção da escola bilíngue em Ilhéus. O objetivo é que a unidade seja voltada ao atendimento de pessoas com deficiência, especialmente as surdas, promovendo o ensino em Português e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Segundo o vereador Gurita, além de atender a um princípio previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), “a medida contribui para a promoção da igualdade, da cidadania e da dignidade da pessoa humana, reduzindo barreiras que historicamente dificultam o pleno acesso das pessoas com deficiência à educação”.
Também foi aprovado pelo plenário o Requerimento nº 649/2025, do vereador Ederjúnior Anjos (REP), que solicita ao Ministério da Saúde (MS) uma avaliação da viabilidade da instalação do banco de leite humano, como estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O equipamento será destinado especialmente à coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães.
Ederjúnior também é autor do Requerimento nº 617/2025, que solicita ao Executivo municipal a realização de estudos para a implantação de passarelas que garantam o acesso da população às praias da Avenida Soares Lopes. “As passarelas vão melhorar a infraestrutura do local, proporcionando a pedestres e condutores de veículos automotores a possibilidade de transitar com segurança pela via”, afirmou o vereador em sua justificativa.
Os requerimentos 646 e 649 também preveem ainda o envio de cópias das solicitações ao Executivo municipal.
Nenhum comentário