Defensoria Pública da União é inaugurada em Ilhéus e reforça acesso à justiça no sul da Bahia
![]() |
| Telma Santos Gerente SAC,Defensor Deraldino Santos, Valeria Gaia, Ivone Eutimio e Aline |
A iniciativa, fruto do Plano de Interiorização da DPU, visa ampliar o acesso à justiça para populações em situação de vulnerabilidade social nos 12 municípios da jurisdição da Subseção da Justiça Federal de Ilhéus: Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una e Uruçuca.
A unidade atenderá demandas que envolvam a União, como benefícios do INSS (auxílio por incapacidade, aposentadorias, pensão por morte, BPC/LOAS), acesso a medicamentos e tratamentos de alto custo, programas habitacionais e educacionais da Caixa Econômica Federal (como o FIES), além de questões migratórias e de direitos humanos.
A parceria com o Governo do Estado foi essencial para a viabilização do espaço, cedido dentro do SAC — equipamento que reúne diversos serviços públicos em um só local, facilitando o acesso do cidadão.
O evento contou com a presença da servidora Valéria Gaia, responsável pela Coordenação de Interiorização da DPU, que veio a Ilhéus especialmente para prestigiar a inauguração. A equipe local será composta pelo defensor público federal Deraldino Alves de Araújo Filho e pelas colaboradoras Ivone Eutímio e Aline Boliviera, que darão suporte técnico e administrativo aos atendimentos presenciais. O serviço também oferece atendimento remoto — por e-mail (regional.bahia@dpu.def.br) ou WhatsApp ((73) 98139-5782), aceitando apenas áudio e texto.
“Estamos aqui para garantir que ninguém fique sem defesa por falta de recursos. A DPU chega a Ilhéus com o compromisso de transformar direitos em realidade, especialmente para quem mais precisa.”Defensor público federal Deraldino Alves de Araújo Filho,
“Sejam muito bem-vindos! Este espaço no SAC agora também é um lugar de justiça, acolhimento e cidadania. Estamos felizes em somar forças com a DPU para ampliar direitos na nossa região.”Telma Santos, Gerente do SAC Ilhéus
Os cidadãos interessados devem comparecer munidos de documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço) e da documentação relativa ao seu caso (como cartas de negativa do INSS, laudos médicos, entre outros).

Nenhum comentário